Famup apoia Agenda Estratégica Cariri Paraibano 2033, lançada em Cabaceiras
Em 28/11/2023Foi lançada nesta segunda-feira (27), no município de Cabaceiras, a Agenda Estratégica Cariri Paraibano 2033. Uma iniciativa Associação dos Municípios do Cariri e Agreste da Paraíba (Amcap) e o Sebrae-PB com apoio da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup). O prefeito de São Sebastião do Umbuzeiro, Adriano Wolff, representou o presidente George Coelho no lançamento.
“A Famup apoia essa iniciativa regionalizada que fortalece a região com a união dos municípios envolvidos. Isso facilita a elaboração de políticas públicas que beneficiam a população e faz com que a região se desenvolva economicamente. Nós estamos unidos em prol de um único objetivo, que é o desenvolvimento da nossa região. Se nós acreditarmos nesse projeto e nessa agenda, poderemos chegar ainda mais longe. Depois de todos os frutos colhidos com o Pacto Novo Cariri, nós agora estamos lançando uma agenda com uma visão de 10 anos, um momento histórico que vai trazer um novo ciclo de desenvolvimento para a nossa região”, destacou Adriano Wolff.
A Agenda foi construída de forma compartilhada e colaborativa por lideranças da comunidade e representantes de instituições públicas e privadas de 31 municípios da região. Conforme os organizadores, a Agenda tem a missão de propor prioridades, estratégias e políticas públicas para contribuir com o desenvolvimento econômico e social do cariri na próxima década.
De acordo com o Sebrae-PB, para que essa agenda fosse construída foram realizados oito encontros de capacitação ao longo de 2023, com os atores indicados por cada um dos 31 municípios que integram a macrorregião do cariri. São eles: Alcantil, Amparo, Aroeiras, Barra de Santana, Barra de São Miguel, Boa Vista, Boqueirão, Cabaceiras, Camalaú, Caraúbas, Caturité, Congo, Gurjão, Monteiro, Natuba, Pocinhos, Prata, Queimadas, Riacho de Santo Antônio, Santa Cecília, Santo André, São Domingos do Cariri, São João do Cariri, São João do Tigre, São José dos Cordeiros, São Sebastião do Umbuzeiro, Soledade, Sumé, Taperoá, Umbuzeiro e Zabelê.
Durante os oito encontros, foram trabalhados aspectos como construção de identidade de grupo; gestão compartilhada de mudança; desenvolvimento de liderança empreendedora; e oportunidades de articulação e negociação. A partir disso, os atores participantes definiram três eixos prioritários e estratégicos, que nortearam a construção de toda a agenda, cujos detalhes serão apresentados durante o seu lançamento oficial.
Conforme a Amcap, uma vez compartilhada com toda a sociedade, o objetivo é que essa agenda proporcione uma visão de futuro em prol do desenvolvimento econômico e social do cariri, ancorado na criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios e na elevação da competitividade, inovação e sustentabilidade dos municípios.