Primeira Jornada de Filantropia e Generosidade reúne lideranças da América Latina no Panamá 25 de setembro de 2024
Em 27/09/2024A minha participação na Jornada de Generosidade e Filantropia foi uma experiência muito positiva, tive a oportunidade de me capacitar e trocar e fazer network com líderes de vários países e hoje me sinto capacitada para realizar a caminhada comunitária que terá como tema Doar Faz Bem, nos estados da Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo, e que terá participação de 130 a 150 instituições. A palavra é gratidão à ABCR, ao João Paulo Vergueiro, à Carol Farias e a toda a comitiva brasileira pela troca e pela participação ativa no evento”, conta a diretora de Expansão e Captação de Recursos do Instituto Nacional de Desenvolvimento Humano (INADH), Gisele Silva.
João Paulo Vergueiro, diretor do GivingTuesday LAC Hub, fez a abertura do evento, destacando a importância do encontro presencial. “Esta é a primeira vez que realizamos um evento público presencial na América. Temos quase dois anos realizando atividades on-line, mas reunir-nos fisicamente para falar de generosidade é realmente diferente, e até um pouco inusitado, depois dos difíceis anos de pandemia que todos vivemos. Não é possível mudar o mundo se só nos encontramos on-line, sem nos vermos, nos abraçarmos ou sorrirmos uns para os outros. E somos latinos, gostamos de nos encontrar, de dançar, de nos ver.”
João Paulo também sublinhou o significado do evento para a construção de um modelo de filantropia próprio para a região. “O que estamos fazendo hoje é plantar uma pequena semente da muito necessária integração latino-americana para construir nosso próprio modelo de filantropia e generosidade, e não copiar os modelos externos. Estamos fazendo história juntos”.
A programação incluiu sessões como “Experiencias Nacionales de Generosidad”, com palestrantes de México, Peru, Colômbia e República Dominicana, e um workshop sobre inteligência artificial e generosidade, com Ronen Ozover, do México, e Jonathan Urbina, da Costa Rica. Durante o painel “Fomentando la Filantropía”, Marina Pechlivanis representou o Brasil em um debate sobre oportunidades e movimentos para fortalecer a filantropia na região.
Experiências nacionais de generosidade
No painel “Experiencias Nacionales de Generosidad”, lideranças de quatro países compartilharam suas lições e estratégias para promover a generosidade. Participaram do painel Lilian Fernández (México), Karol Rottiers (Peru), João Paulo Vergueiro representando a Diana Cano (Colômbia), e Pablo Viñas (República Dominicana), cada um trazendo histórias e práticas de sucesso que têm impactado suas comunidades.
Lilian Fernández, à frente do movimento Día de las Buenas Acciones em Aguascalientes, compartilhou o impacto transformador do voluntariado na comunidade. Ela relatou como sua organização, através de campanhas de Natal, já entregou mais de 1.500 presentes para crianças de comunidades em situação de vulnerabilidade, um trabalho que exige grande organização e dedicação. Ela destacou a importância de incutir a generosidade desde a infância, criando futuros cidadãos generosos, e contou a história de famílias beneficiadas pelo programa que, posteriormente, se tornaram voluntárias ativas, como o caso de Pati e sua família, que agora ajudam a organizar os eventos e atividades.
Karol Rottiers, coordenadora do Día de las Buenas Acciones no Peru, apresentou a trajetória do movimento no país, onde atuam há três anos. A organização, que serve como uma plataforma articuladora entre organizações, empresas e voluntários, tem impactado milhares de pessoas, mobilizando mais de 3.000 voluntários em mais de 60 projetos somente em 2023. Ela ressaltou também que o Peru está ampliando seu impacto para além da capital Lima, alcançando regiões da selva, costa e montanhas.
Pablo Viñas, líder do movimento Giving Tuesday na República Dominicana, compartilhou como, desde 2014, o país vem celebrando a generosidade por meio dessa campanha global. Ele contou sobre os desafios iniciais de alinhar a missão da sua organização com o movimento e como, ao longo dos anos, o trabalho de promoção do altruísmo e da filantropia foi ganhando força.
Um dos projetos mais memoráveis foi uma campanha de doação de sangue, que não apenas mobilizou voluntários, mas também desmistificou a ideia de que a generosidade está restrita à doação financeira. Viñas também destacou a importância de articulação com a imprensa para dar mais visibilidade ao movimento e de capacitar organizações parceiras para que promovam suas próprias ações de generosidade.
João Paulo Vergueiro representou Diana Cano, líder de Giving Tuesday na Colômbia, e falou sobre como o país foi o primeiro na América Latina a registrar o movimento localmente com a criação da organização Un Día para Dar Colombia. Ele explicou que, apesar de recente, o movimento já conta com mais de 500 membros e 30 embaixadores, que promovem a generosidade em várias regiões do país. Além disso, Vergueiro mencionou o impacto de iniciativas como o Colectivo Estornino, um programa de formação para líderes de generosidade, e o projeto 17 Cuartos, que aproximou o governo colombiano da sociedade civil para trabalhar em conjunto nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Fonte ABCR