Ativismo - Secretaria das Mulheres realiza mais uma edição do “Por Elas no Enfrentamento à Violência”, nesta sexta-feira
Em 03/12/2024
A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), realiza, nesta sexta-feira (29), mais uma edição do projeto “Por Elas no Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres”. O evento, que faz parte da programação da campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, acontecerá na Fundação Casa de José Américo, das 9h às 12h.
Na programação constam atividades culturais, com apresentação de grupos de dança, e palestra sobre o enfrentamento à violência, proferida pela promotora de Justiça de Defesa da Mulher de João Pessoa, Rosane Araújo.
A secretária das Mulheres, Nena Martins, ressalta que “Por Elas no Enfrentamento à Violência” já faz parte do calendário de eventos da Prefeitura de João Pessoa através da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres. “É uma maneira de conscientizar toda a sociedade que temos que combater a violência contra mulheres e meninas, principalmente agora, que percebemos um aumento muito grande nas agressões. Então, a gente acentua mais, reforça mais as políticas públicas para que elas compreendam que não estão sozinhas e se sintam incentivadas a sair do ciclo de violência”, destacou.
A programação dos 21 dias de Ativismo segue até o dia 10 de dezembro, com uma agenda diversa na Capital. “O evento é uma mobilização anual que visa denunciar e debater as diversas formas de violência contra o público feminino, através de palestras, roda de conversa, sarau poético, show musical, entre outros abertos ao público e gratuitos”, explicou.
Serviços – Em João Pessoa, a Prefeitura mantém uma rede estruturada para atender mulheres vítimas dos variados tipos de violência. Essa rede é composta por serviços diversos como o Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, a Ronda Maria da Penha, o Espaço da Mulher Paula Adissi, o Instituto Cândida Vargas e a Rede Municipal de Atenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher, responsável por promover a articulação entre instituições e serviços governamentais na esfera municipal para o fortalecimento das políticas públicas de enfrentamento de todas as formas de violência, doméstica e de gênero.
Canais de denúncia:
180 – Central de Atendimento à Mulher
197 – Polícia Civil
190 – Polícia Militar
153 – Ronda Maria da Penha
0800-283-3883 – Canal de acolhimento do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra (atendimento 24h) e durante a semana, de segunda a sexta-feira, (83) 9 8695 3549 e das 8h às 17h, pelo (83) 3213 7359.
-
Texto: Djane Barros
Edição: Lilian Moraes
Fotografia: Arquivo/SECOM